top of page
Simpósio de (3)_edited_edited.jpg

Prêmio “Bertha Lutz”

de Iniciação Científica

História

Bertha Maria Júlia Lutz (1894-1976), filha de uma enfermeira inglesa e do pioneiro em medicina tropical Adolfo Lutz, é reconhecida internacionalmente por suas atuações nas áreas da ciência e da política, assim como na defesa da igualdade de gênero. Graduou-se em Ciências Naturais pela Universidade de Paris em 1918, onde entrou em contato com o movimento sufragista.

Foi docente e pesquisadora do Museu Nacional do Rio de Janeiro, local em que se destacou por seus importantes trabalhos e pesquisas com anfíbios. Participou ativamente dos projetos nacionais e internacionais em prol dos direitos das mulheres, como a batalha para a incorporação do direito ao voto feminino e a apresentação do Estatuto da Mulher. Como cientista, Bertha era extremamente dedicada e manifestava pensamento científico admirável; também demonstrava grande preocupação com a educação da ciência no país e acreditava na necessidade de instrumentos modernos e informais no ensino científico.

 

No desejo de homenagear a cientista que tanto contribuiu para o nosso país e cuja atuação vai ao encontro dos princípios inovadores de nosso curso, o prêmio “Bertha Lutz” de Iniciação Científica será concedido ao melhor trabalho apresentado durante a Semana Acadêmica do ano de 2022. Visto que os estudantes do curso de Ciências Biomédicas são encorajados a desenvolver tanto o pensamento científico quanto o olhar crítico em relação à sociedade; é dever de cada discente empenhar-se pelo bem da ciência e da coletividade em todas as suas esferas, guiando-se também pela trajetória de Bertha Lutz.

bottom of page